Ações

Ações

Invista em ações e seja sócio das principais empresas do país

Além de poder ganhar com o crescimento e distribuição de lucro das empreas, com a XP, você aprenderá estratégias para aproveitar o crescimento da Bolsa de Valores.

O que são ações?

Ações representam uma fração do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa, ou seja, de um negócio. Passa a correr os riscos deste negócio bem como participa dos lucros e prejuízos como qualquer empresário.

Quem compra uma ação na Bolsa de Valores está levando uma pequena parte de uma empresa de terceiros e passa a ser chamado de acionista minoritário. Ser sócio de uma empresa listada na bolsa de valores traz algumas vantagens. Um exemplo disso é que enquanto a entrada ou saída na sociedade de uma empresa limitada ou de capital fechado requer um processo burocrático de alterações de contratos sociais, comprar ou vender uma ação de uma empresa listada em bolsa é um ato feito eletronicamente com poucos clicks. A liquidez do mercado acionário também permite ao investidor ter a opção de se retirar da sociedade e migrar para outro negócio mais atraente, a qualquer momento.

Como ganhar dinheiro com ações?

A forma mais segura de conseguir bons retornos investindo em ações é comprar papéis de empresas bem geridas, que apresentem lucros sólidos e crescentes, e não ter pressa de vendê-las. O investidor deve buscar critérios de avaliação de empresas para analisar seus fundamentos e não se preocupar com as oscilações de curto prazo das cotações das suas ações (volatilidade). O risco no investimento em ações é justamente vender por preços “injustos” (mais baixos) num momento de volatilidade, o que é normal em um mercado de alta liquidez. Investidores com perfil mais agressivo buscam na bolsa oportunidades de curto prazo, aproveitando-se desta volatilidade para comprar e vender ações, realizando lucros rápidos. Estes investidores costumam utilizar Análise Técnica ou Análise Tape Reading.

No longo prazo, os bons fundamentos das empresas tendem a prevalecer e a valorização acontecerá. Uma empresa com histórico de crescimento contínuo terá sempre grande demanda por suas ações, fazendo com que elas sejam negociadas em grandes quantidades e a preços crescentes. Identificá-las é o desafio do investidor.

Qual ação devo comprar?

Existe uma série de técnicas e metodologias que você poderá utilizar. Dentre as mais famosas estão a Análise Fundamentalista, que olha as perspectivas para o médio e longo prazos procurando identificar o potencial de crescimento de lucros futuros, e a Análise Técnica, que analisa o comportamento de preços com base em estudos gráficos, com intuito de prever o preço futuro da ação.